Otimizi

Sofá Preto

Sofá Preto

Falar em sala com sofá preto já nos remete a um ambiente glamuroso, mas muito escuro e pesado, não é? Bom, isso vai depender muito da construção e composição do ambiente. Já passou o tempo em que os sofás pretos roubavam toda a luz e o espaço dos cômodos!

Atualmente, o sofá preto é sinônimo de uma composição contemporânea, além de ser super versátil em relação aos seus materiais e na combinação com outras cores. Por isso eles estão voltando com tudo para a decoração de interiores.

Afinal, não falamos em “pretinho básico” sem um bom motivo, não é mesmo?

No post de hoje vamos falar sobre as possibilidades do sofá preto na decoração, além das suas vantagens e uma galeria super inspiradora para você começar a planejar o seu!


Sofá preto: as vantagens

Para quem já teve sofás claros ou coloridos essa vantagem chama muito a atenção: o sofá preto esconde mais as manchas e sujeira do que as versões mais claras. Isso não signfica que ele não precisa ser lavado! Mas a manutenção pode ser feita de uma forma mais simples.

Aliás, as versões de couro do sofá preto carregam essa vantagem em dobro: a limpeza pode ser feita de forma mais fácil e superficial, com um paninho e o produto certo para esse tipo de material.

Outra vantagem do sofá preto é aquela que já falamos: o preto é uma cor básica que permite uma infinidade de combinações. Do branco, cinza ao colorido, a escolha das combinações vai influenciar muito na questão de iluminação e de leveza do ambiente. Isso permite que você transite entre diversos estilos (quase) numa troca de almofada!

Como quebrar a intensidade do preto

Aí está o principal motivo pelo qual as pessoas acham o sofá preto muito pesado: essa cor, apesar de básica, é muito intensa. Na psicologia das cores, ela é tratada como a cor do poder e do mistério, mas sua versatilidade pode virar esses significados de forma muito fácil!

A primeira dica (e a mais importante) para não deixar o preto pesar tanto no seu ambiente é: use contrastes! O branco é a cor mais clássica e indicada para fazer esse papel.

Mas se você não quiser um ambiente baseado no P&B, pense nos tons crus, pastéis ou na cartela off-white. Esses tons claros oferecem um bom contraste de luz no preto (mesmo que ele seja predominante) e podem acabar inserindo uma cor secundária, como o azul claro, verde claro ou rosa.

Outra dica é: para ambientes mais jovens e descontraídos, vale usar outras cores vibrantes. A combinação preto e vermelho é super clássica, mas o amarelo e preto está entrando com tudo na decoração!

E lembre-se que contraposição com cores mais quentes cria um equilíbrio mais divertido e descontraído com o preto enquanto as combinações com azul, roxo e verde podem acabar deixando o ambiente mais frio e pesado. Fique atenta a isso na hora de decorar!

Do contemporâneo ao clássico num instante!

Os sofás pretos estão quase sempre associados a um clima mais contemporâneo — no estilo minimalista e industrial, são ainda mais recorrentes. Mas algumas composições podem entrar de forma muito fácil num estilo considerado clássico e sofisticado.

Isso vai depender tanto da escolha do modelo do sofá quanto da escolha dos outros elementos decorativos, sejam eles almofadas, lustres, mesas de canto ou de centro, e até os objetos que vão ser colocados nesse ambiente.

Afinal, o modelo de sofá Chesterfield, criado no início do século XX pelo Conde de Chesterfield, Phillipe Stanhope, agrada diversos estilos de decoração, do clássico ao industrial. O que vai definir o estilo do ambiente é a composição dele com o restante da decoração do cômodo.

Então nossa dica é: não pense somente na escolha do sofá para definir sua sala. Todos os móveis, objetos e até a escolha de papel de parede ou tinta influem no estilo que a sua sala pode tomar.

Agora, vamos às imagens!

Sofá preto com almofadas acopladas abotoadas num ambiente super contemporâneo e criativo.

Contraste o preto do sofá com outros objetos coloridos, como almofadas e quadros.

Sofá preto para um ambiente claro de um loft estilo industrial.


Sofá preto com almofadinhas na mesma cor que se camuflam.

Sofá com um assento estilo chaise long num mix de modernidade e sofisticação.


Preto e vermelho em contraste com o cores claras para uma harmonia perfeita.

Preto como a cor principal do ambiente sem ficar muito pesado e escuro.


Sofá de couro com apoio e pés de madeira escura num estilo industrial.


Sofá preto decorado com almofadas e manta em cinza, branco e caramelo.

Ambiente escuro e glam com sofá preto de couro abotoado e almofadas prateadas para chamar muito brilho.

Se inspire!!

Vamos Otimizar?!!!
Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.com

Nos sigam no Instagram: @Otimizi

Curta nossa página no Facebook: Otimizi

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.