Otimizi

Projeto luminotécnico

Projeto luminotécnico

Projeto luminotécnico

O projeto luminotécnico é o estudo da iluminação artificial com a finalidade de conciliar a função de cada ambiente, seja interno ou externo, proporcionando funcionalidade, beleza e economia de energia elétrica para a construção. Essa última característica é a mais relevante, afinal, o uso exagerado de lâmpadas significa gastos extras e desperdícios de energia.É muito importante contratar um profissional da área para auxiliar na tarefa da escolha das luminárias e calcular exatamente a quantidade necessária de luz para cada ambiente, garantindo o conforto necessário. Esse responsável leva em consideração os gostos dos moradores, sempre mostrando as propostas do projeto luminotécnico para que a iluminação possa usufruir de melhor maneira o local sem perder a sua identidade.Uma dica importante é iniciar o projeto no momento da construção, pois assim há uma flexibilidade maior para mudanças, além de poder trabalhar junto com a luz natural dos ambientes. Por isso quando for realizar o projeto, ele deve conter a planta do local e especificações de lâmpadas, luminárias e os pontos elétricos.

A iluminação eficiente é aquela que trabalha também a favor da proposta de decoração: ela pode ser utilizada para criar cenários, ressaltar algum elemento, setorizar ambientes, definir áreas de circulação, valorizar algum detalhe, como por exemplo: um revestimento ou um quadro na parede.

Por ser um projeto versátil, seu uso vai depender das tarefas desenvolvidas no ambiente, sua área, o layout dos móveis e as cores utilizadas para propiciar diferentes sensações como: o aconchego, o equilíbrio e até o bem-estar através da cromoterapia.

Atualmente as lâmpadas de LED são as melhores alternativas em relação a economia, durabilidade e qualidade. Apesar do alto investimento, estes são os modelos com o melhor custo x beneficio. Caso for optar pelas lâmpadas de LED, procure as amareladas de até 3000k para salas, quartos e salas de jantar. Use as brancas de 4000k para cozinhas e banheiros.Projeto luminotécnico

Conheça os principais tipos de iluminação

Antes de saber os tipos de iluminação, o ideal é entender qual a finalidade principal do ambiente. Existem locais onde a quantidade de iluminação pede mais cuidado, por exemplo, um consultório médico. Já um local com o uso informal, como um depósito, a função é conseguir uma iluminação sem se preocupar com a sua aparência. Para um hotel, a estética é essencial: as luzes devem chamar a atenção para que os clientes se interessem por aquele local. Por isso é muito importante saber qual o tipo de iluminação que será utilizada para iniciar um bom projeto de luminotécnica.

Embora o tradicional seja instalar a lâmpada no centro do teto de um cômodo, existem outras formas de posicioná-las. Cada proposta e ambiente pede um tipo de iluminação específica, que pode ser difusa, direta ou indireta. Veja a seguir os três principais tipos de iluminação para projetos de luminotécnica.

Direta

O modelo direto, como o próprio nome já diz, é onde a luz que incide diretamente sobre algum ponto específico. Por exemplo: uma luminária ou abajur iluminando uma mesa de trabalho ou um criado-mudo.

Indireta

Muito comum em forros de gesso, a luz reflete na superfície branca e se distribui pelo ambiente, permitindo criar ambientes mais intimistas.

Difusa

Esse tipo de iluminação é aquele que distribui uniformemente a luz no ambiente. Por isso é muito utilizada em salas, quartos e banheiros.

Inspirações de projetos de luminotécnica
Para entender melhor, veja na prática como incorporar esse estudo em alguns projetos luminotécnicos e arquitetônicos logo abaixo:

Os forros de gesso são ótimos para um bom projeto de luminotécnica.

Projeto luminotécnico
No projeto acima, podemos observar o uso de iluminação indireta com ajuda do forro. Essa é uma das apostas mais requisitadas na decoração, já que a luz sai destes rasgos no gesso tabicado. Os spots também complementam a iluminação com uma distribuição uniforme em todo o ambiente.

Projeto luminotécnico para o home office: a luminária tubular é uma ótima aposta.

Projeto luminotécnicoPor ser mais comprida, ela consegue percorrer a luz em toda a extensão da mesa de trabalho.

Invista em uma iluminação de destaque para a fachada.
Além da composição dos materiais, valorizar a fachada durante a noite é muito importante. Uma opção é apostar em balizadores no chão para destacar a circulação com lâmpadas de LED de 3000k que possuem baixo consumo e duram mais tempo.

Ótima opção para iluminação de quarto.
As fitas de LED atrás da cabeceira são charmosas, além de serem ideais para quem não quer acender a luz do forro durante a noite.

Iluminação para banheiro.
Procure uma iluminação mais uniforme e intensa. Instale uma luminária principal que distribua a luz em todo o espaço e coloque uma iluminação decorativa próxima a bancada em frente ao espelho. Nesse caso, evite lâmpadas que criem sombras, pois elas atrapalham na visualização.

A iluminação de camarim é ideal para compor o cenário de maquiagem, além de ter uma função decorativa no ambiente.

Projeto luminotécnico: fitas de LED atrás do espelho.
Projeto luminotécnicoEssa técnica é muito comum para decorar os banheiros, pois elas dão a impressão de que o espelho flutua sobre a parede. O visual fica mais leve e deixa o local com uma iluminação adequada.

Projeto luminotécnico: luz indireta para escritório.
Esse tipo de iluminação embutida na parede é perfeito para esse tipo de local, já que a incidência não ocorre diretamente na tela do computador, o que pode causar um certo desconforto e deixar o ambiente mais cansativo.

O forro de madeira é outra opção para trabalhar em um projeto luminotécnico.

Esse tipo de forro é elegante e deixa o ambiente mais acolhedor devido ao seu material. Nesse projeto, o forro consegue delimitar os ambientes, sem que forme uma única sala ampla. Os diversos pontos de iluminação variam desde os trilhos até a sanca de madeira aberta com luz, que valoriza ainda mais a composição dos materiais no teto.

Luz embutida na marcenaria.

Um ponto importante do projeto de iluminação são as luzes instaladas no guarda-roupas, o que ajuda no momento de escolher a peça. Nas prateleiras, a iluminação pode destacar os objetos decorativos como livros, vasos e quadros.

Projeto luminotécnico: as luzes instaladas embaixo dos degraus deixam o visual mais leve e elegante.

Projeto luminotécnico: luzes em neon são a última tendência na decoração.

Projeto luminotécnico

Se inspire com Projeto luminotécnico!!

Vamos Otimizar?!!!
Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.com

Nos sigam no Instagram: @Otimizi

Curta nossa página no Facebook: Otimizi

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.