Otimizi

Porta de correr

Porta de correr

As portas de correr tem um papel fundamental na integração de ambientes, unindo a beleza e a funcionalidade para ampliar o espaço, melhorar a circulação e manter os moradores mais próximos.

Sua flexibilidade permite que se abram ou fechem espaços, adaptando-se a determinada ocasião, por exemplo: quando recebemos visitantes, o ideal é esconder a bagunça e deixar os ambientes íntimos fechados, além de reduzir o barulho.

Elas também são uma ótima opção em apartamentos pequenos, onde não há espaço útil para a instalação de uma porta tradicional, nem a construção de uma parede de alvenaria. Apoiando-se em trilhos para deslizar, elas ocupam pouco espaço e podem dividir os ambientes de forma elegante e moderna.

Além da clássica divisão de ambientes, elas também são utilizadas em armários variados, seja na cozinha, no banheiro ou no quarto — na hora de fazer um móvel planejado, considere a utilização deste tipo de porta para economizar ainda mais espaço.

Principais materiais para as portas de correr

Porta de correr de madeira ou MDF

 

 

A madeira e o MDF são os materiais prediletos nas portas de correr e se adequam a praticamente todos os ambientes, tanto para o banheiro, quarto, sala ou cozinha. Só não é recomendada para a área externa, já que a umidade pode estragar o material.

Além dos diferentes acabamentos e texturas que se adequam a diferentes necessidades, seu toque é confortável nas mãos.

 

Porta de correr de alumínio

 

 

As portas de alumínio, geralmente instaladas com vidro, são a melhor opção para ambientes externos, onde o material é resistente aos desgastes naturais como o vento, o calor e a umidade.

 

Porta de correr de vidro

 

O vidro é outro material versátil que pode se adequar a escritórios, banheiros e outros cômodos. Seja mantendo a transparência ou com uma solução opaca para dar privacidade.

Locais mais populares para a instalação das portas de correr

As portas de correr tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos de decoração de interiores, desde a separação de ambientes até armários nos quartos e na cozinha. Veja onde elas são mais utilizadas:

 

Porta de correr no quarto

Os quartos sempre precisam de privacidade, no entanto, eles podem ser abertos em apartamentos para que a sensação de amplitude seja maior. Por isto, a porta de correr é uma ótima opção para estes cômodos. O material mais usado é a madeira, que bloqueia completamente a visibilidade.

 

Porta de correr no banheiro

 

 

Hoje em dia, muitos banheiros de apartamentos tem as batentes estreitos e uma das formas de mudar a cara deste ambiente é trocando a porta tradicional pela porta de correr. Desta forma, o vão de passagem pode ser maior e pode-se aproveitar o espaço interno antes ocupado pela porta aberta. Deixar os trilhos aparentes é opcional, de acordo com o seu gosto e do projeto.

 

Porta de correr na cozinha

 

As cozinhas também podem ser separadas com grandes portas de correr — neste caso, geralmente se opta pela opção de vidro, que permite uma certa visibilidade, assim como a passagem da iluminação, seja ela natural ou não.

 

Porta de correr na sala

Mesmo em um ambiente amplo, a escolha pelas portas de correr pode deixar o a aparência mais fluída e permite certa privacidade entre um cômodo e outro.

 

Porta de correr em áreas externas

Em fundos de residências, varandas e edículas, as portas de correr permitem que se abra totalmente o ambiente para a área externa.

 

Porta de correr em armários

As portas de correr também são as queridinhas dos armários planejados em quartos. O modelo espelhado faz sucesso e ajuda a deixar o ambiente com uma sensação de amplitude maior.

 

Vantagens de usar as portas de correr

 

  • Economia de espaço: uma porta tradicional requer um espaço definido para que seja aberta, com a porta de correr é possível ganhar este espaço perdido e utilizá-lo para outro fim. Como este modelo é fixado sobre um trilho, só é necessário o espaço para a porta deslizar, ideal para cômodos que tem uma parede extensa. As portas de correr também podem substituir as paredes de alvenaria que separam ambientes em apartamentos pequenos.
  • Flexibilidade, integração e privacidade: quando aberta, as portas de correr podem permitir a integração de ambientes, além de deixar o local com uma sensação de amplitude maior. Para os momentos mais íntimos, basta fechar a porta para esconder determinados cômodos.

 

Agora que você já sabe as principais características destas portas, confira agora a seleção de ambientes com diferentes modelos — inspire-se:

 

Mantenha a privacidade com a ajuda das portas de correr.

Os apartamentos pequenos pedem uma excelente otimização de cada m². Nesse projeto, a varanda é conjugada com a sala de estar e o dormitório, que contém um sofá cama. As portas de correr servem para isolar esse quarto no período noturno e para integrar os ambientes durante o dia.

 

Closet com porta de correr.

O closet costuma ser cômodo pequeno e para não atrapalhar a circulação com a abertura de uma porta tradicional, a opção foi inserir a porta de correr.

 

Porta de correr: ideia genial para um quarto pequeno.

 

Para dar mais privacidade ao seu cantinho, que tal essa porta de correr na cama? Além disso ela pode esconder aquela bagunça quando necessário.

 

E quem disse que não se pode ter privacidade no home office?

Funcionalidade é a característica principal em um projeto, ainda mais quando se utiliza a porta de correr entre dois ambientes.

 

O painel com ripas é uma tendência moderna e elegante.

Esse painel deslizante pode cobrir a bancada da cozinha, assim como também a circulação principal para os dormitórios. Os tons de madeira estão presentes na porta e no piso.

 

Cozinha com porta de correr.

Para fugir da clássica cozinha americana ou da alvenaria, aposte na porta de correr. Este projeto optou pelo vidro para manter a transparência.

 

Este projeto usa a porta de correr metálica com vidro.

O vidro é leve e mantém visão entre os ambientes.

 

Porta de correr para o banheiro.

Com a falta de espaço, procure otimizar com a porta de correr. Enquanto a porta de abrir ocupa 1m², a porta de correr desliza rente a parede e quase não ocupa espaço.

 

Deixe a porta de correr ser o destaque na decoração.

Se a proposta é dar destaque, aposte em um modelo colorido de porta com roldanas e trilhos aparentes.

 

Se inspire!!

Vamos Otimizar?!!!
Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.com

Nos sigam no Instagram: @Otimizi

Curta nossa página no Facebook: Otimizi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.