Otimizi

O inverno está chegando, que tal uma lareira?

lareira

O inverno está chegando, que tal uma lareira?

Quem não sonha em ter uma linda lareira em sua casa? Confira diversos tipos para escolher a sua!

Quando o outono e inverno começam a se aproximar, precisamos tirar as roupas de frio do armário e nos prepararmos para as baixas temperaturas da melhor forma possível. Com certeza tudo o que queríamos, no inverno, é aproveitar o frio perto de uma lareira quentinha, tomando um chocolate quente ou torrando marshmallows, não é? Saiba mais sobre as salas com lareira:

Para quem ainda tem o sonho de ter uma lareira em casa, para relaxar diante de uma chama quente e agradável, bem no estilo casa de campo ou até numa pegada mais moderna e tecnológica, esse post vai mostrar um pouco sobre as vantagens, as desvantagens e as diversas formas de compor uma sala com lareira!

Tipos de lareira para instalar na sala!

Existem diversos tipos de lareira e diversas indicações para cada tipo de ambiente. Apesar de lindas e aconchegantes, todas elas possuem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora de escolher o tipo e o modelo perfeito para a sua sala.

  1. Lareira a lenha:

A mais comum e com certeza a que as pessoas mais se apaixonam e lembram quando falamos em lareira. Elas geralmente são embutidas na parede e feitas em alvenaria (o acabamento pode variar em tijolos, pedras e até mesmo mármore), ou de ferro, que tem um visual mais rústico por manter a sua cor original escura. É indicada para casas, pois necessita de uma chaminé para liberar a fumaça, não sendo indicada para quem vive em apartamentos.

Sobre esse tipo, além dela povoar os sonhos de quase todos os adoradores de lareiras com sua chama natural e os estalinhos de madeira sendo queimada, vale lembrar que um espacinho no ambiente separado só para colocar lenha e facilitar a reposição da madeira no fogo. Uma desvantagem é que o fogo pode ser um pouco complicado para ser aceso e, para quem não tem prática, pode demorar algum tempo. Outro ponto que é preciso levar em consideração é a constante manutenção, não só da chama enquanto está acesa, mas também na limpeza quando ela está apagada.

Sobre a segurança, é imprescindível o cuidado com crianças e animais de estimação quando a chama está acesa!

  • Lareira elétrica:

Um sinônimo de praticidade e segurança em questão de lareiras, afinal, com um apertar de botão as chamas (em 3D, imitando as chamas reais) são acesas e o calor começa a preencher o espaço. Ideal para quem tem crianças e para quem precisa de uma manutenção fácil, pois a inexistência de chamas e lenha não cria fumaça ou fuligem, por isso também não precisa de chaminé.

Nas vantagens ainda estão a fácil instalação, sem necessidade de um grande quebra-quebra dentro de casa e a modernidade do seu design (para os mais conservadores, muitos modelos chegam a imitar a aparência da lareira a lenha!). Nas desvantagens, o consumo de energia, dependendo do uso e da potência do aquecimento, pode gerar uma boa alta nas contas.

  • Lareira a gás:

Uma opção de aquecimento sem o uso de lenha, mas com uma chama viva bem próxima daquele gerada pela lareira a lenha. A lareira a gás, é outra opção para quem precisa de uma manutenção rápida para apartamentos ou casas. Ela ainda precisa ser embutida na parede e ser ligada à um ponto de gás (que pode ser tanto botijão de cozinha ou em gás natural encanado), por isso pode causar uma pequena reforma dentro de casa, mesmo que não precise de chaminé.

No caso das chamas de gás, elas podem possuir cores azuladas (como as chamas de fogão) por se tratar de uma queima de combustível. Também possui ligamento fácil, mas é preciso estar atento às crianças e animais pelas chamas.

Lareira ecológica: essa lareira recebe o nome ecológico pois funciona por meio de álcool ou etanol, combustíveis renováveis e menos poluentes. Um mix entre as vantagens da lareira a lenha, a lareira elétrica e a lareira a gás, essa aqui possui chamas de verdade vindas da queima do combustível, mas dispensa lenha e, com isso, não produz fumaça e fuligem, facilitando a limpeza. Além disso, não tem também a desvantagem do grande consumo de energia elétrica e nem precisa de muito para ser instalado dentro de casa. Atualmente está ganhando mais popularidade entre os diferentes tipos de lareira.

As chamas, assim como a lareira a gás, podem ter partes azuladas pela queima de combustível.

Além desses tipos tradicionais, ainda existem outros tipos de lareira, como as virtuais ou lareiras digitais que produzem uma chama 3D e podem ser capazes de aquecer o ambiente (mas com um desempenho bem menor do que as lareiras apresentadas acima).

A Otimizi

A Otimizi surgiu por uma nova necessidade no mercado e no ramo da construção. Com apartamentos e casas cada vez menores as pessoas precisaram aprimorar suas construções com ambientes planejados para aproveitarem melhor os espaços úteis. A Otimizi com soluções inovadoras criou portas de embutir na parede visando justamente essa tarefa.

Quer saber mais?

Continue navegando em nosso blog ou acesse nossas redes sociais.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.