A escolha do Modelos de telhas podem proporcionar conforto térmico, transparência, leveza, relação custo/benefício, beleza e sofisticação. Tudo isso dependendo da especificação de acordo com as necessidades de cada projeto, e da sua localização.
Telha Cerâmica (barro)
É uma das mais antigas coberturas de edificações. Proporcionam um bom isolamento térmico, fazendo com que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o externo.
É necessária uma estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas. Verifique sempre a inclinação indicada pelo fabricante da telha. Dependendo do Modelos de telhas cerâmicas variam de 30% a 35%. O consumo de cada Modelos de telhas fica entre 15 e 17 peças por m² e o peso das telhas em torno de 40kg m²
Telha de Concreto
Proporcionam conforto térmico e versatilidade de cores e formas. São impermeáveis. Tem peso em torno de 48kg m² e consumo de 10 a 15 unidades por m². A inclinação mínima é de 30% a 35%
As telhas de concreto com cores brancas proporcionam mais conforto térmico porque refletem a luz do sol que incidem sobre elas.
Telha de Fibrocimento
Melhor custo benefício. São resistentes e leves, por isso é necessário um engradamento de telhado mais simples. Recomendado de 15cm a 20cm é de inclinação mínima de 15%. Sua espessura é de 4mm, 5mm, 6mm e 8mm. Medidas são próximas de 1,22m x 2,44m.
Telha de Vidro
As telhas de vidro proporcionam a entrada de luz nos ambientes. São utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto, por isso possuem os mesmos modelos (colonial, americana, francesa, italiana, mediterrânea, etc.) em ambientes que precisam de iluminação.
Deve ser utilizada em ambientes bem planejados, para não ficar um trabalho mal feito. Recomenda-se levar um modelo da telha cerâmica ou de concreto, para conferir com a telha de vidro, no momento da compra.
Telha Metálica Galvanizada
São telhas de aço que passam pelo processo de galvanização ou zincagem para proteger o aço da telha da corrosão atmosférica. Essa telha tem perfil trapezoidal como na foto e perfil ondulado. A espessura padrão das chapas das telhas são: chapa 22 (espessura 0,80mm), chapa 24 (espessura 0,65mm), chapa 26 (0,50mm), chapa 28 (0,43mm).
Telha Metálica Galvalume
É uma chapa de aço revestida com uma de liga Al-Zn, que é aplicada pelo processo de imersão quente. O revestimento constituído em peso 55% Al, 43,5% Zn e 1,5% Si, oferece um balanço otimizado entre a resistência à corrosão por barreira oferecida pelo alumínio e proteção galvânica oferecida pelo zinco.
Combina também a resistência estrutural do aço à durabilidade do alumínio, tornando o produto ainda mais competitivo. O uso do Galvalume é recomendado onde se requer resistência à corrosão atmosférica superior, aparência, elevada refletividade de calor, resistência à oxidação em temperaturas elevadas aliadas a um melhor aspecto superficial.
Telha Termoacústica (sanduíche)
É caracterizada por duas telhas convencionais preenchidas por material inerte (poliuretano, isopor (EPS), lã de vidro ou lã de rocha) constituindo um “sanduíche” ou simplesmente uma única telha metálica com revestimento inferior.
Os materiais de preenchimento possuem um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), oferecendo uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, possibilitando uma redução na utilização de equipamentos para refrigeração, redução em problemas de acidentes por fadiga e melhoria no ambiente de trabalho.
Essa telha é bastante utilizada em vários tipos de obras devido a sua versatilidade e proteção contra calor excessivo!
Telha Ecológica
É feita a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas por resina. As cores (vermelha, verde, preta e marrom) são obtidas a partir de pigmentação. Elas são leves e fáceis de instalar.
Telhas de Policarbonato
O policarbonato é termoplástico resultante da reação entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Suas principais características são a transparência e a resistência.
As telhas de policarbonato possuem tratamento contra o ataque dos raios UV garantindo assim uma vida útil muito maior que as telhas de fibra de vidro ou PVC, não amarelam e não perdem a transparência.
É preciso manter as telhas de policarbonato em local protegido até a instalação. Elas são facilmente danificadas. A fixação deve ser realizada através de perfis de alumínio com gaxetas de Neoprene ou EDPM, que não danificam o policarbonato.
Telha Calhetão
É fabricada de fibrocimento e largamente usadas na década de 1980. Hoje não se vê muito edificações com cobertura em calhetão. São ideias para vencer vãos livres maiores, entre 3,0m e 9,0m. Por suas peças serem compridas permitem que o telhado tenha uma inclinação reduzida. Nesse caso, mínima de 5%. Tem espessura de 8mm.
Telhas Translúcidas de Polipropileno
É uma telha composta de resinas termoplásticas especiais que favorecem a luminosidade natural do ambiente, ideias para instalações em telhados, coberturas e fachadas. Elas permitem, em média, a passagem de 70% da iluminação natural.
Telhas Translúcidas
Produzidas em Fiberglass, as telhas translúcidas oferecem iluminação natural, economizando energia elétrica. Leves e fáceis de manusear podem ser usadas na indústria, comércio e residência.
Agora que você conhece quase todos os tipos de telhas, inclusive suas principais características, está mais seguro para definir o tipo de telha a ser utilizado de acordo com o seu projeto e suas necessidades.
Na hora da instalação, siga as recomendações do fabricante.