Otimizi

Modelo montessoriano

Modelo montessoriano

Modelo montessoriano

Criar um ambiente que estimule a autonomia de uma criana está cada vez mais importante, a criança aprende com tarefas cotidianas, como se vestir, pegar um livro para ler, descer e subir da cama. Por isso hoje já se pensa em sistemas para criar um ambiente proveitoso e estimulante para a criança, surgindo assim, o modelo montessoriano.

O modelo montessoriano foi criado a partir de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidas pela médica e pedagoga Maria Montessori.

Sua característica é a ênfase na autonomia, liberdade com limite e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas das crianças.
Todos os princípios devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada.

O modelo montessoriano tem seis pilares que são eles:
1-Autoeducação – É a confiança na criança. Saber que ela pode desenvolver quase tudo independente e livre. É usado materiais específicos, que são para 1- Serem manipulados pela criança 2- trabalhando um novo desafio de cada vez 3- dando a ela a chance de perceber seus próprios erros. Com uma liberdade de escolha cada vez maior e total liberdade para repetir quantas vezes quiser o exercício, a criança autoeduca-se constantemente e com sucesso.

2-Educação Cósmica – Estruturar a parte da educação que tem a ver com transmissão de conhecimento por via de perguntas e das histórias é um dos papéis do educador de montessoriano, que deve ser profundamente encantando pelo universo, para manter desperto o desejo da criança de saber sempre mais.

3- Educação como ciência – o método Montessori deriva do método da Pedagogia científica, por meio da constante observação das ações da criança, nós descobrimos, histórica e diariamente, o que ajuda o seu desenvolvimento e quais são as características de uma educação que, mesmo sendo mais eficiente do que a tradicional do ponto de vista do conteúdo trabalhado, colabora constantemente para a construção do equilíbrio e da felicidade na vida da criança e do adolescente.

4- Ambiente preparado – o objetivo do Montessori é devolver a criança o que lhe pertence, com ambientes de liberdade e independência, onde tudo seja organizado, oferecido e preparado para a ação infantil. É importante que o ambiente da criança fale com ela, que seja do seu tamanho, simples, minimalista mesmo, e que contenha objetos interessantes e importantes para sua caminhada de vida rumo à independência do adulto.

5- Adulto preparado – é um observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades. Depois tenta oferecer os meios para que a criança as satisfaça. Esse adulta nunca ajuda mais do que o mínimo necessário, abstém-se de colaborar sempre que a criança acredita que pode agir sozinha e garante, a todo momento, que sua presença possa ser sentida caso seja necessário

6- Criança equilibrada – A criança nasce com o que Montessori chamou de guia interior. Existe na criança algo que indica qual o tipo de esforço necessário nessa fase da vida. Se esse guia puder efetivamente direcionar a ação da criança e os adultos souberem oferecer os meios adequados para o desenvolvimento, a criança alcança um estado emocional e psicológico de graça, alcança o equilíbrio interior e torna-se, primeiro, muito mais concentrada, em seguida, mais feliz, generosa e esforçada, cheia de inciativa e independência e consideração pelo outro. O equilíbrio natural da criança pequena é o único e verdadeiro objetivo de todo o trabalho montessoriano, é aqui que queremos chegar e é daqui que partimos para todo o trabalho educacional.

O método Montessori tem sido utilizado em escolas por todo o mundo, desde o berçário até o ensino médio. Aplica-se Montessori em escolas especiais, clinicas de psicopedagogia e lares mundo afora. Clínicas de repouso aproveitam características do método montessoriano para o tratamento de demência e Alzheimer e iniciativas empresarias aplicam princípios do método para o melhor desenvolvimento de seus negócios.

Algumas das maiores personalidades do mundo moderno foram educadas em Montessori. Entre eles, estão os fundadores da Google, e Gabriel García Marquez, prêmio Nobel de Literatura

Quarto montessoriano –  O berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que ela possa sair e voltar quando quiser. Os brinquedos devem ficar a mão, ou seja, ao alcance da criança, para que ela pegue com facilidade. Um espaço livre para que ela possa brincar e aprender. Espelho bem firme na parede, baixo para que a criança possa se ver. Barras na parede para que ela possa começar a andar sozinha, sem a ajuda dos pais.

Curta a nossa Fã Page no facebook: www.fb.com/otimizi.
Conheça as portas de embutir da Otimizi Brasil: https://www.otimizi.com/home.html

Vamos Otimizar?!

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.