É bom prevenir tudo isso seguindo algumas regras básicas de como instalar porta de correr do jeito certo. Ainda que o melhor seja contratar profissionais qualificados para isso, com um pouco de treinamento, você pode fazer a instalação das portas de correr da Otimizi seguindo o nosso tutorial.
O que é uma porta de correr?
Portas de correr são aquelas que abrem horizontalmente por meio de deslizamento, geralmente paralelas a uma parede. Assim, elas podem ser montadas ou sobre trilhos no chão ou suspensas. Inclusive, alguns desses modelos podem esconder os trilhos quando a porta é aberta. Já aqui no Brasil, a Norma ABNT NBR 10821 define o que são portas, tanto as de correr quanto as outras. A mesma norma também determina os termos técnicos para cada elemento que compõe uma porta, bem como seu dimensionamento e regras de segurança. Nesse contexto, de acordo com a terminologia técnica da norma, portas de correr são as “Portas cuja(s) folha(s) apresenta(m) movimento de translação horizontal no(s) plano(s) da folha.” Por sua vez, uma porta é definida como: “componente construtivo cuja função principal é de permitir ou impedir a passagem de pessoas, animais e objetos entre espaços ou ambientes.” Assim, uma porta é composta de marco (1), folha de porta (2), alizar (3) e ferragens (4): Esses são os principais componentes para conhecer antes de aprender como instalar porta de correr. Fonte: ABNT, 10821
Instalação da maneira correta
Nesse cenário, a construção de uma porta depende do vão livre ou vão de luz. Este elemento é a abertura na parede destinada à instalação da porta, que é limitada pelas faces internas do marco e da soleira. Quando há múltiplas folhas, como é o caso das portas de correr, o vão livre pode ser delimitado pela face inferior da travessa do marco, pela soleira e pelas bordas verticais das folhas. As folhas, neste caso, são os painéis ou partes móveis principais de uma porta. Dessa maneira, os tipos e a forma como instalar porta de correr irão variar de acordo com as várias características da construção.
Que tipos de portas de correr existem?
Antes de descobrir como instalar porta de correr, é importante saber qual é o tipo de abertura que será implantada. Atualmente, existem vários modelos de portas deslizantes. Em quaisquer dos casos, elas devem obedecer às regras da ABNT, que definem os tipos de porta. Confira:
Porta de correr em um plano
Porta de correr cuja(s) folha(s), no movimento de abertura libera(m) até 100% do vão livre. Elas podem ter uma porta ou duas e serem montadas da seguinte forma:
- Embutida: Porta de correr cuja(s) folha(s), no movimento de abertura, fica(m) embutida(s) e oculta(s) na parede;
- Inclusa: Porta de correr cuja(s) folha(s), no movimento de abertura, aloja(m)-se num rebaixo na parede;
- Sobreposta: Porta de correr cuja(s) folha(s), no movimento de abertura, sobrepõe(m)-se à parede.
Em todos esses casos, a abertura pode ser à direita ou à esquerda. Fonte: Toca Obra