Otimizi

Horta vertical

Horta vertical

Nada melhor do que uma Horta vertical para colher temperos frescos para realçar o sabor da comida, ou, então, ter sempre à mão uma erva para tratar um resfriado, um enjoo ou uma insônia. Esses pequenos milagres podem ser obtidos de forma simples com uma horta em casa, ou melhor, uma horta vertical.
Mas aí você pode pensar “não tenho espaço para isso”. Pois então pare de se lamentar porque hoje vamos ensinar como planejar e preparar uma horta vertical. Você vai ver que é possível sim cultivar ervas, temperos e outras hortaliças no conforto da sua casa. Além de consumir um alimento puro e livre de substâncias nocivas, como os agrotóxicos, você ainda terá a oportunidade de relaxar mexendo na terra e nas plantinhas. Apostar em uma horta vertical é, sem dúvida, um santo remédio!

Horta vertical

Entenda o que é e como funciona uma horta vertical

O conceito de horta vertical vem se difundindo muito nos últimos anos. Em parte pela busca cada vez maior por um estilo de vida mais saudável e natural. Já por outro lado, as hortas verticais tem ganhado espaço por serem ideais para casas e apartamentos que não dispõe de espaço suficiente para outro tipo de cultivo.

Dessa forma, a horta vertical nada mais é do que cultivar, recostado na parede, ervas, temperos, hortaliças e até algumas variedades de legumes.

Os vasos podem ser colocados sobre prateleiras, nichos ou suportes apropriados para essa finalidade. Outra forma de se cultivar uma horta vertical é reaproveitando materiais recicláveis, como por exemplo, caixotes, garrafas pet e canos de pvc, dessa forma sua horta ainda ganha em sustentabilidade.

Como montar uma horta vertical

Para fazer uma horta vertical é preciso se atentar para alguns detalhes. Não basta apenas ir plantando aleatoriamente e esperar que a natureza dê conta de tudo. Nesse caso, a única coisa que você irá conseguir é uma tremenda decepção por não ver suas plantinhas crescerem do modo que você esperava.

Lembre-se que a horta vertical deve ser acima de tudo funcional. Claro que ela também cumpre um papel estético e decorativo, mas esse é o presente que você recebe por cuidar dela.

Portanto, tome nota das dicas que iremos dar a seguir para que sua horta vertical fique linda e bem cuidada:

Luz ou sombra?

O primeiro passo para planejar a sua horta vertical é definir o local onde ela irá ficar. A maioria das plantas cultivadas em hortas necessita de, no mínimo, três horas de exposição direta ao sol. Por isso, é importante que a horta fique em um local que receba luz solar. Se possível, o ideal é que ela receba o sol da manhã, pois a radiação é mais suave. Já na parte da tarde o calor pode sufocar e até queimar a planta.

Locais com sombra podem ter uma horta vertical, mas nesse caso plante apenas ervas e temperos indicados para essa situação.

Regas

As regas de uma horta vertical geralmente são diárias pelo tipo de plantas que são cultivadas nela. Contudo, sempre observe se a terra está úmida ou seca antes da rega e, apenas, molhe se a terra estiver seca, caso contrário a planta pode apodrecer com excesso de água.

Uma dica para aproveitar de forma mais inteligente sua horta é deixar as plantas que exigem menos regas em cima e as que necessitam de mais água embaixo. Esse pode ser considerado um sistema simples de irrigação. A disposição também facilita o cuidado, pois você organiza as plantas de acordo com a necessidade de rega.

Tamanho

Não existe um padrão para os tamanhos dos vasos que irão compor a horta vertical. Eles podem ser pequenos ou grandes, tudo vai depender do tipo de planta que ficará lá dentro.

Por exemplo, vasos feitos com garrafas pet ou canos de pvc não podem levar plantas de raiz profunda, por não sustentar o crescimento natural da planta.

Combinação de plantas

Esse é um detalhe importante e que faz toda diferença para o sucesso da sua horta. Busque combinar plantas que possuam características semelhantes de cuidados. Por exemplo, não coloque plantas que precisam de sol com plantas que só podem viver na sombra. Uma delas vai acabar morrendo.

E, no caso, de hortas em jardineiras reforce os cuidados. Ervas como o manjericão e o hortelã, por exemplo, não devem ser plantadas junto de outras ervas, pois elas tendem a atrapalhar e impedir o crescimento das companheiras.

Tipos de vaso

Os vasos para sua horta vertical podem ser de cerâmica, plástico, fibra de coco ou feitos com materiais reaproveitados, como garrafas pet ou canos de pvc. Depende da cara que você deseja dar a horta.

Vale apenas ressaltar que vasos de cerâmica, por exemplo, roubam a água da planta e podem deixá-la desidratada. Nesse caso, a opção é impermeabilizar o vaso antes de fazer o plantio.

Garrafas pet e canos de pvc, como dito acima, só aceitam plantas de raiz curta.

Adubação

Lembre-se sempre de adubar a sua horta vertical. Você pode optar por um adubo orgânico ou comprar produtos preparados específicos para esse fim.

Uma dica, caso tenha espaço para isso, é montar uma composteira. Dessa forma você mesmo produz o adubo necessário para a horta e, ainda, ajuda a diminuir o lixo que polui o meio-ambiente todo santo dia.

Analise suas necessidades

Por último, avalie suas necessidades e aquilo que você deseja da sua horta. O que é mais importante para você: um chá, um tempero ou uma hortaliça? Quer fugir dos agrotóxicos? Sim? Então, invista em um pezinho de tomate ou pimentão.

Plante aquilo que você aprecia, dessa forma será muito mais prazeroso cuidar da horta. Aproveite e chame as crianças da casa para ajudar nos cuidados, elas ficarão encantadas com todo o processo.

Por último, defina o tempo de dedicação que poderá oferecer a sua horta. Lembre-se que ela saberá retribuir muito bem todo o tempo investido nela.

O que plantar em uma horta vertical?

Confira abaixo algumas sugestões de ervas, temperos, hortaliças e até legumes que podem ser plantados em uma horta vertical

• Hortelã;
• Salsinha;
• Cebolinha;
• Coentro;
• Manjericão;
• Alecrim;
• Sálvia;
• Alfazema;
• Lavanda;
• Boldo;
• Mirra;
• Menta;
• Orégano;
• Tomilho;
• Manjerona;
• Melissa;
• Capim Santo;
• Camomila;
• Erva Doce;
• Aloe Vera;
• Alface;
• Tomate Cereja;
• Couve;
• Almeirão;
• Pimentão;
• Algumas variedades de pimenta;

Inspirações para a horta vertical

Um pouquinho de inspiração sempre ajuda antes de colocar a mão na massa e partir para a ação, não é mesmo? Por isso separamos algumas imagens para te deixar querendo muito uma horta vertical em casa

Horta vertical no aramado branco.

Horta vertical

Ideia simples e original: potinhos reaproveitados fixados no painel de madeira pintado à mão.

Horta vertical

Rústica e bem natural, essa horta feita em latas foi suspensa por um tronco de árvore dentro da cozinha.

Aproveitando o muro da casa…Por quê não?

Horta vertical

Vasos em meia lua recebem mudas bem cuidadas.

Mini prateleiras acomodam tranquilamente os vasos de estampa delicada.

Para um visual mais sofisticado, aposte em suportes ou vasos na cor preta.


Estrutura de cobre vazada sustenta os vasos de cerâmica.

Simples, essa mini horta vertical deixa a cozinha rústica e mais charmosa.

A escada que perdeu a funcionalidade virou apoio para a horta vertical montada em latas de alumínio.

Se inspire com Horta vertical!!

Vamos Otimizar?!!!
Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.com

Nos sigam no Instagram: @Otimizi

Curta nossa página no Facebook: Otimizi

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.