Otimizi

Horta caseira

Horta caseira

Horta caseira

Uma das soluções mais práticas e saudáveis para a nossa necessidade de ter alimentos orgânicos e fresquinhos na nossa mesa é ter uma horta caseira. A vida agitada da cidade ou a falta de tempo nos afastam dos bons hábitos que gostaríamos de cultivar em nossas vidas e levar alimentos saudáveis e cultivados sem a presença de agrotóxicos pode não ser tão frequente quanto gostaríamos.

A horta caseira é sinônimo de saúde, economia e dá um toque verde na sua decoração. Além disso, para quem tem crianças em casa, a horta caseira pode se tornar uma atividade em família muito prazerosa, além de ensinar lições valiosas para as crianças sobre ecologia e sobre o desenvolvimento dos vegetais que vão para nossa mesa. O contato com a terra, com o verde e os processos da natureza é essencial para incentivar o cultivo de hábitos saudáveis e mostrar a importância parar um pouquinho, observar a natureza e também de cuidar de nós mesmos.

 

No post de hoje vamos falar um pouco sobre como começar a sua horta caseira em apartamentos, começando por a cultivar suas plantinhas em vasos, mesmo para quem tem pouco espaço em casa!

 

Horta caseira

A horta caseira pode ser feita tanto por quem possui mais espaço e um quintal, quanto para quem mora em apartamentos ou casas sem quintal, pois existem muitas opções de suportes compactos que podem ser colocados tanto na varanda, quanto no parapeito da janela ou mesmo na cozinha para deixar seus vegetais sempre à mão.

O primeiro item a ser levado em conta para que a sua horta seja bem-sucedida é a iluminação. Você precisa saber a intensidade do sol que bate sobre o lugar escolhido para colocar a sua horta, isso irá te ajudar a definir quais as espécies mais indicadas para crescerem ali e qual o tipo de espaço que você poderá dispor.

Existem algumas dicas de plantinhas a serem cultivadas a cada tipo de iluminação, por exemplo, se você tiver um cantinho que tenha sol desde manhãzinha até o fim da tarde, você pode cultivar legumes, raízes como cenoura e beterraba, leguminosas como feijão, ervilha, vagem, e frutinhas brasileiras como pitanga e jabuticaba. Sob o sol médio (de 4 a 6 horas por dia) podemos plantar verduras e também temperos, pimentas, frutas mais delicadas e ervas medicinais. Já em alguns lugares onde o sol fica pouquinho, por até duas horas, podemos cultivar algumas ervas para chá clássicas como o hortelã, erva cidreira e boldo do Chile.

A questão do espaço deve ser considerada na hora de fazer a sua horta caseira. Caso possua um quintal ou conte com um espaço verde em casa, sua horta pode ser plantada diretamente na terra, mas se o seu espaço for reduzido não se preocupe! Existem diversas formas de fazer a sua horta caber em espaços muito pequenos sem perder o charme ou a funcionalidade, como por exemplo, utilizando vasos, embalagens recicladas de materiais diversos, caixas de madeira, floreiras, e uma série de itens que podem te ajudar a fazer uma disposição criativa e harmônica da sua horta.

A presença de uma horta na cozinha de casa é um elemento decorativo que pode ser utilizado com finalidades diversas: você pode dar um toque mais rústico se usar a madeira de demolição no suporte ou vaso, ou até mesmo tornar o ambiente mais alegre usando vasinhos coloridos. Em relação ao tipo de material, você pode escolher tanto adquirir itens novos para receber suas plantinhas quanto brincar com os recipientes que já tem em casa: xícaras, latas de chá, cerâmicas e porcelanas que você não utiliza mais.

Outra opção super compacta e que com certeza vai dar um toque a mais na decór na sua horta é a horta vertical. Ela irá permitir que você utilize o espaço das paredes para criar uma horta suspensa e aproveitar cada cantinho do seu espaço.

 

Tem varanda? Espaço perfeito para uma horta casiera com temperos em apartamento.

Horta caseira

 

Horta caseira: dentro de casa você também pode montar um espacinho mudinhas numa parede onde o sol bate.

Horta caseira

 

Horta caseira: existem sistemas inteligentes com iluminação artificial e rega automática se você leva uma vida muito agitada para cuidar das suas plantinhas.

 

Horta caseira: as áreas mais próximas das janelas são as perfeitas para você encaixar suas plantinhas em uma horta em apartamento.

 

Para sua horta caseira ficar ainda mais fofa e delicada, aposte nos cachepots de cerâmica pintada com padrões e até mesmo rostinhos

 

Um carrinho tipo os mini-bares com rodinhas são ótimos lugares para acomodar suas plantas: além dos andares, ele pode ser facilmente movido para um lugar com som.

 

Uma ideia para uma hortinha de temperos vertical: vários andares com uma estrutura de madeira furada para encaixar seus vasinhos.

 

Horta caseira de temperos na cozinha deixa tudo ainda mais prático!

 

Além da horta de temperos, você também pode criar um sistema de secagem das ervas para armazená-las e utilizar depois.

 

Horta vertical caseira com vasinhos retangulares: aposte nos tipos de vasos e apoios que mais tem a ver com a decoração da sua casa.

 

Se inspire!!!

Vamos Otimizar?!!!
Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.com

Nos sigam no Instagram: @Otimizi

Curta nossa página no Facebook: Otimizi

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.