Otimizi

Estudo das cores

Estudo das cores

Estudo das cores

Quando falamos em cores, elas não só costumam causar muita dúvida, mas também são um dos elementos que mais causam impacto em um ambiente.

Por isso é sempre necessário um estudo de cores, antes de qualquer mudança ou criação de um ambiente.

Existem algumas técnicas para nos ajudar nessa tarefa, que não é difícil, mas que se mal executada pode nos incomodar e transformar o ambiente em um lugar desagradável e cansativo.

Utilizar a roda de cores é interessante porque ela te auxilia a assimilar as cores, ela é fácil de manusear, aprendemos na escola inclusive. Na roda de cores tem a seguinte classificação:
Cores primárias: Vermelho, azul e amarelo.
Cores secundárias: Laranja, Roxo e verde, que são as misturas de duas das cores primárias;
Vermelho + amarelo = Laranja/ Vermelho + azul = Roxo /Azul+ amarelo = Verde
Cores terciárias que são a mistura das cores primárias com a secundárias.Utilizar as cores neutras, para clarear as cores é só acrescentar o branco na mistura e sombra só acrescentar o preto. Saturar ou croma é só acrescentar o cinza, quanto mais cinza adicionar mais neutro fica.

A temperatura também influencia, as cores, laranja, amarelo e vermelho são consideradas cores quentes e ativas (sensação de vivacidade e intensidade), azul, roxo e a maioria dos verdes são as cores frias (sensação relaxante).

Ao escolher a temperatura de cor para um espaço, deve-se considerar o tamanho, porque a cor altera a sensação do ambiente, se você colocar uma cor quente em um ambiente pequeno, terá uma sensação claustrofóbica e uma cor fria num ambiente grande deixa a sensação de vazio, de estar faltando algo.

Utilizar as cores complementares que são as cores em direções opostas na roda de cores. Uma atua como a cor dominante do espaço e a outra como atenuante. São cores contrastantes que devem ser utilizadas em pequenas doses, utilizar tons neutros permite que o olho descanse, para que o ambiente também não se torne cansativo.

O esquema de cores complementares descompostas é para quem gosta das cores compostas, mas acha ousada demais. Para usá-las é preciso definir o tom base. Depois a cor ao lado dessa cor. Os dois tons irão proporcionar sensação de equilíbrio ao ambiente, sem precisar dos neutros. Funciona melhor quando se usa uma cor base dominante e cria variações.

O esquema de cores análogas são as cores em sequência na roda de cores, onde o segredo é a proporção. 1 cor dominante. 1 cor complemento. 1 cor vibrante .Estudo das cores

Também se usa o esquema de neutros, conhecido como monocromático, o preto, branco e cinza., no lugar de cores vibrantes e cintilantes.

O esquema do Estudo das cores tríade é a escolha de três cores, seguindo a regra do espaço entre elas na roda de cores devem ser todas iguais, como por exemplo, as cores primárias e secundárias. Esse esquema costuma ter muito contraste, então é indicado usar próximo a ambientes neutros, para que assim, não fique muita informação.Estudo das cores

 

Sempre que for planejar um ambiente é necessário escolher a paleta de cores antes de pintar as paredes, escolher os móveis e os itens decorativos, para que o ambiente não fique sobrecarregado ou brega.

Um estudo das cores é sempre uma boa opção, além de ser fácil de ser compreendida.

Vamos Otimizar?!!

Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.com

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.