Quando falamos em cores, elas não só costumam causar muita dúvida, mas também são um dos elementos que mais causam impacto em um ambiente.
Por isso é sempre necessário um estudo de cores, antes de qualquer mudança ou criação de um ambiente.
Existem algumas técnicas para nos ajudar nessa tarefa, que não é difícil, mas que se mal executada pode nos incomodar e transformar o ambiente em um lugar desagradável e cansativo.
Utilizar a roda de cores é interessante porque ela te auxilia a assimilar as cores, ela é fácil de manusear, aprendemos na escola inclusive. Na roda de cores tem a seguinte classificação:
Cores primárias: Vermelho, azul e amarelo.
Cores secundárias: Laranja, Roxo e verde, que são as misturas de duas das cores primárias;
Vermelho + amarelo = Laranja/ Vermelho + azul = Roxo /Azul+ amarelo = Verde
Cores terciárias que são a mistura das cores primárias com a secundárias.Utilizar as cores neutras, para clarear as cores é só acrescentar o branco na mistura e sombra só acrescentar o preto. Saturar ou croma é só acrescentar o cinza, quanto mais cinza adicionar mais neutro fica.
A temperatura também influencia, as cores, laranja, amarelo e vermelho são consideradas cores quentes e ativas (sensação de vivacidade e intensidade), azul, roxo e a maioria dos verdes são as cores frias (sensação relaxante).
Ao escolher a temperatura de cor para um espaço, deve-se considerar o tamanho, porque a cor altera a sensação do ambiente, se você colocar uma cor quente em um ambiente pequeno, terá uma sensação claustrofóbica e uma cor fria num ambiente grande deixa a sensação de vazio, de estar faltando algo.
Utilizar as cores complementares que são as cores em direções opostas na roda de cores. Uma atua como a cor dominante do espaço e a outra como atenuante. São cores contrastantes que devem ser utilizadas em pequenas doses, utilizar tons neutros permite que o olho descanse, para que o ambiente também não se torne cansativo.
O esquema de cores complementares descompostas é para quem gosta das cores compostas, mas acha ousada demais. Para usá-las é preciso definir o tom base. Depois a cor ao lado dessa cor. Os dois tons irão proporcionar sensação de equilíbrio ao ambiente, sem precisar dos neutros. Funciona melhor quando se usa uma cor base dominante e cria variações.
O esquema de cores análogas são as cores em sequência na roda de cores, onde o segredo é a proporção. 1 cor dominante. 1 cor complemento. 1 cor vibrante .
Também se usa o esquema de neutros, conhecido como monocromático, o preto, branco e cinza., no lugar de cores vibrantes e cintilantes.
O esquema do Estudo das cores tríade é a escolha de três cores, seguindo a regra do espaço entre elas na roda de cores devem ser todas iguais, como por exemplo, as cores primárias e secundárias. Esse esquema costuma ter muito contraste, então é indicado usar próximo a ambientes neutros, para que assim, não fique muita informação.
Sempre que for planejar um ambiente é necessário escolher a paleta de cores antes de pintar as paredes, escolher os móveis e os itens decorativos, para que o ambiente não fique sobrecarregado ou brega.
Um estudo das cores é sempre uma boa opção, além de ser fácil de ser compreendida.
Vamos Otimizar?!!
Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.com