Otimizi

Cortinas para quarto

Cortinas para quarto

As cortinas para quarto garantem atmosferas mais aconchegantes e confortáveis, além de emoldurar o espaço e cuidar da privacidade desse ambiente mais íntimo da casa.

Queridinhas na decoração da sala de estar e do quarto, as cortinas podem cumprir muitos papéis dentro de um ambiente, servem para diversas finalidades, desde controlar a luminosidade que entra no quarto quanto como item da decoração.

Escolher uma cortina para quarto não é das tarefas mais fáceis, pois existem muitas opções de tecido, acabamento e outros detalhes que se pensados estrategicamente podem dar um efeito muito mais que decorativo no seu ambiente. Pensando nisso separamos alguma dicas para tornar seu projeto em algo mais simples, sem preocupações ou surpresas:

Cortina para quarto: cuidado com as medidas da janela

Para saber o tamanho final da cortina você deve ter em mente que é necessário deixar uma “sobra” de tecido em relação ao tamanho da janela, assim sua cortina irá cobrir a janela mesmo quando estiver ventando, evitando muita claridade e também garantindo o padrão estético adequado.

Existem dois tipos de cálculos que você pode fazer para saber o tamanho ideal de cortina para o seu ambiente, para tecidos leves você deverá multiplicar o tamanho da janela e da sobra por 2, já para tecidos mais pesados ou encorpados, a multiplicação deverá ser feita por 3. Abaixo você pode conferir dois exemplos de cálculo de tamanho de cortinas:

1.Tamanho da janela + 20 cm (lateral direita) + 20 cm (lateral esquerda) = ? x 2 = tamanho ideal da cortina. Ex: 1,20m (janela) + 20 cm (lateral direita) + 20 cm (lateral esquerda) = 1,60m x 2 = 3,20m de tecido;
2.Tamanho da janela + 20 cm (lateral direita) + 20 cm (lateral esquerda) = ? x 3 = tamanho ideal da cortina. Ex: 1,20m (janela) + 20 cm (lateral direita) + 20 cm (lateral esquerda) = 1,60m x 3 = 4,80m de tecido;

Verifique o espaço no teto e na parede para decidir qual a altura e suporte serão utilizados na sua cortina

Outra escolha importante é qual o tipo de suporte mais adequado para o seu projeto? Varão ou trilho? Caso o cortineiro faça parte da estrutura do teto do quarto, os trilhos ficam embutidos no acabamento de gesso, dando um efeito super elegante. Já o varão é uma opção fácil de instalar e de limpar e conta com muitas opções de acabamento, como cromado, dourado, madeira, entre outros.

Normalmente a altura da cortina se estende por toda a parede, ou seja, vai do teto ao chão. Dessa forma o pé-direito é alongado e o ambiente fica mais aconchegante. As cortinas curtas combinam melhor com ambientes que contem com móveis embaixo da janela ou com quartos infantis, pois dão um ar descontraído e leve ao ambiente.

Tipos de cores e texturas possíveis

Tenha em mente que as cores neutras dão mais liberdade para a decoração de um cenário mais colorido, já os tons mais vivos e coloridos ajudam a dar mais alegria e personalidade para o ambiente.

É importante ressaltar que tons mais escuros e intensos costumam desbotar com a luz do sol conforme o tempo passa, portanto você também deve considerar a intensidade de luz que entra no ambiente na hora de decidir as cores da cortina.

Os tecidos mais pesados ou com sobreposições são ideais para a época de mais friozinho, pois ajudam a aquecer os ambientes, além de diminuírem a sensação de “vazio” no ambiente que acontece as vezes durante o frio.

Já no caso da escolha dos tecidos mais encorpados ou com estampas a dica é valorizar o fundo neutro e deixá-los apenas como xale. Assim o destaque da cor ou estampa fica apenas para detalhes mais pontuais, mantendo a cortina harmonizada com o ambiente com uma decoração mais leve.

Principais tipos de cortina

Persianas: um tipo de cortina prática e que permite um maior controle da luminosidade que entra no ambiente. Os dois tipos mais utilizados de persiana são a rolô, que é um tipo de persiana feita com tecido e que fica enrolada quando encolhida, e a romana, que é composta por lâminas e é encontrada principalmente em PVC, madeira, bambu e alumínio.

Blackout: Esse tipo de cortina é feito com um material mais espesso e tem a função de bloquear a entrada de luz, além de aumentar o isolamento acústico do ambiente. Quando usada no quarto, a cortina blackout é ideal para aumentar a qualidade do sono, pois garante que o “escurinho” dure até a hora de acordar. Antigamente, muitas pessoas se incomodavam com o efeito “plastificado” do tecido dessa cortina, mas hoje em dia existem diversas opções de cortinas blackout com tecidos mais leves e em diferentes cores.

Cortina de voal: Esse é o modelo clássico de cortina, que pode ser utilizado tanto sozinho quanto em conjunto com algum tipo de forro e/ou uma cobertura mais espessa. Sua textura pode inspirar requinte e simplicidade no mesmo ambiente.

Cortinas de sarja, veludo, linho ou shantung: Tecidos mais encorpados são altamente recomendados para dormitórios por aumentarem a sensação de aconchego, além disso você pode escolher entre diversos efeitos de textura encontrados em cada um deles.

Alumínio tradicional

Cortinas para quarto
A persiana horizontal em alumínio é super versátil e pode ser encontrada em diversas cores em mercados e lojas de decoração e construção. Numa decoração estilo industrial contemporâneo como essa da imagem, a persiana de alumínio não bloqueia totalmente a luz natural do lado de fora e ainda conversa muito bem com as linhas horizontais dos blocos de construção da parede.

Persiana laminada com cortina de linho.
Cortinas para quarto
Uma outra forma de usar a persiana! Como elas não inspiram muito o aconchego (principalmente por lembrar ambientes comerciais e produtivos), as persianas desse projeto ganham companhia de uma cortina de linho de ajuda a bloquear a luz da janela e a deixar o quarto mais confortável.

Modelo clássico na cor preta
Cortinas para quarto
Para quartos pequenos e de jovens e adolescentes, o modelo de persiana é bastante recomendado. E para ter certeza que ela vai ornar com a decoração do quarto escolha a cor correspondente!

Persiana laminado com cortina de voil.

Outro exemplo de cortina dupla persiana-tecido. O interessante é que, pela cor escura da persiana e a transparência do voil, as linhas horizontais são vistas e acabam formando uma textura interessante.

Persiana laminado combinando com a cor do piso.

Para quartos com poucas cores ou cores predominantemente claras, a cortina ou a persiana podem ser locais interessantes para colocar uma cor um pouco mais forte para aumentar o contraste do ambiente.

Persiana com cortina de cetim.
Cortinas para quarto
Se a sua cortina não promove um escurinho perfeito para um sono tranquilo, a persiana pode te ajudar. Mas não precisa substituir! os dois ficam muito bem juntos, cuidando da quantidade de luz e da parte decorativa.

Persiana com cortina de seda.

Modelo clássico na cor cinza.

Para ambientes que recebem muita iluminação da rua, as persianas podem ser uma boa pedida para promover uma iluminação natural perfeita para o ambiente.

Persiana preta na parede inteira.

Se você precisa de um ambiente completamente escuro para dormir, a persiana preta ajuda a conter iluminação que vem de fora. Além disso, a cor contrasta com esse ambiente no estilo minimalista predominantemente claro.

Persiana no tamanho exato da sua janela.

Principalmente para ambientes pequenos, uma cortina muito grande pode acabar dando a sensação de que o espaço é menor. A vantagem da persiana é que ela já é vendida nas medidas padrão da maioria das janelas.

Se inspire como Cortinas para quarto!!

Vamos Otimizar?!!!
Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.com

Nos sigam no Instagram: @Otimizi

Curta nossa página no Facebook: Otimizi

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.