Já ouvir falar em boiseries? Provavelmente você já deve ter visto a técnica por aí em algum lugar, mas nunca foi apresentado adequadamente a ela. A técnica, nada mais é do que revestir paredes com molduras feitas, originalmente, em madeira.
De lá para cá a técnica sofreu muitas alterações para se adaptar às necessidades e estilos atuais, passando a se chamar falsa-boiserie. Com isso, além da madeira, as boiseries passaram a ser feitas com gesso, cimento e até isopor, com a intenção de baratear o custo. Independente do material escolhido, a boiserie apresenta o mesmo resultado, o que irá diferenciar uma boiserie da outra é a cor com que ela será pintada e a formato que terá na parede.
Como essa é uma técnica de estilo rebuscado e clássico, é muito importante definir o restante da decoração do ambiente para que o cômodo não fique sobrecarregado de informações visuais. Também é possível determinar se a boiserie terá um estilo clássico ou contemporâneo a partir do visual das molduras. Em linhas gerais, arabescos e bordas detalhadas ou arredondadas, puxam para o visual clássico, já as boiseries de linhas retas remetem ao estilo moderno.
Seja como for, as boiseries sempre trazem um toque de requinte e sofisticação para os ambientes. Porém, alguns detalhes precisam ser bem avaliados para garantir o efeito esperado. Por isso, confira as dicas a seguir antes de aplicar a técnica na sua casa.
- É importante aplicar tinta acrílica sobre as boiseries feitas de materiais como gesso e isopor, para que assim elas fiquem mais resistentes e duráveis.
- Não confunda boiseries com rodameios – aquele efeito que divide a parede ao meio por uma moldura horizontal – ou com lambris – réguas de madeira coladas na parede. São coisas bem distintas umas das outras.
- Ao optar pelas boiseries na parede, leve em consideração a altura do pé direito da casa. Todo efeito que divide e recorta espaços, tende a achatar e reduzir o pé direito. Por isso, se a sua casa tiver um pé direito baixo, avalie substituir as boiseries por outro efeito. Já se a intenção for usar a técnica a qualquer custo, prefira instalá-las até 85 centímetros do chão.
- Quebre um pouco do aspecto rebuscado e formal das boiseries incluindo na mesma parede peças mais descontraídas e criativas, como quadros, pôsteres ou iluminação diferenciada com arandelas, por exemplo.
- Compense o estilo clássico das boiseries com elementos contemporâneos na decoração. Vale usar móveis de design moderno, tecidos estampados, luminárias diferenciadas, entre outros.
- Agora se você comprou um imóvel e ganhou de brinde as boiseries, mesmo sem querer esse detalhe na casa, você pode mudar o visual delas com tinta colorida.
- Ao revestir uma parede com boiseries não há necessidade de revestir as demais. A técnica por si só já é marcante e expressiva e usá-la em excesso pode comprometer o ambiente.
- O mais comum e recomendado é pintar as molduras na mesma cor da parede, evitando assim erros de combinação ou excesso de informação na parede. A uniformidade também valoriza os relevos da técnica. Mas, caso deseje pintar as molduras de uma cor diferente, opte por uma cor que não tenha tanto contraste com o fundo.
- Tire todas as medidas, calcule e planeje tudo minuciosamente. O grande segredo das boiseries está na distribuição harmoniosa das molduras. Portanto, todo cuidado é pouco.
- Para um acabamento perfeito, lembre-se que a emenda dos cantos das molduras deve ser feita em um ângulo de 45 graus.
- Para deixar as boiseries mais modernas, a dica é usar cores fortes. No entanto, se a intenção é manter o estilo clássico use cores claras e neutras.
- As boiseries podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa: nos quartos, na cozinha, na sala e até no banheiro. O acabamento é que irá diferenciar um modelo do outro.
- Apesar das boiseries serem uma técnica criada para adornar e enriquecer a decoração dos ambientes, o mais recomendado atualmente é evitar os excessos da nobreza francesa do século XVIII, optando por uma moldura mais clean, de linhas retas e suaves.
Boiserie aplicada na parede principal da sala.
O ambiente moderno ganhou um toque de sofisticação com a aplicação da boiserie em sua parede principal. A técnica ganhou um tom de verde fechado, combinando com a mobília e trazendo cor para sala de modo suave e harmonioso.
Todo charme das boiseries para o ambiente de estilo clássico.
Lembra da dica acima? Ela foi aplicada aqui com o uso de quadros e arandelas.
Boiserie em dois tons.
O pequeno home office foi decorado com uma boiserie de duas cores. Para favorecer o espaço do ambiente, o branco foi utilizado na parte superior e o azul na parte inferior. Repare que a cortina segue o mesmo padrão da boiserie.
Boiserie clássica com arabescos contrapondo o restante da decoração de estilo moderno.
Apesar do padrão mais clássico dessa boiserie, ela se inseriu harmoniosamente no ambiente de predominância moderna. O fator chave para essa harmonia são as molduras maiores, com poucos recortes.
Entre o clássico e o contemporâneo: no mix de estilos, os tons neutros se destacam.
Quadro e luminária no meio da boiserie branca.
Boiserie marrom.
Os detalhes dessa boiserie ficaram em evidência com o uso da tinta marrom, deixando o ambiente requintado e sem a necessidade de apelar para as extravagâncias originais da técnica. A moldura acabou servindo como um painel para a TV, emoldurando-a na parede.
Boiserie preta escondida atrás do quadro.
Um quarto com ares de nobreza.
Se inspire!!
Vamos Otimizar?!!!
Contato: 4003-4742 ou 0800 591 6006
sac@otimizi.comNos sigam no Instagram: @Otimizi
Curta nossa página no Facebook: Otimizi